0

Parceria Toalhas São Carlos



História

Anos 40
Nascido na cidade libanesa de Duma, Miguel Abdelnur, o patriarca da família, desembarcou no porto de Santos no dia 1 de janeiro de 1914. O jovem Miguel decide investir no comércio de tecidos, mascateando entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os pequenos agricultores sulistas tinham um poder aquisitivo bastante razoável, e nas cidades pontilhavam pequenas indústrias e uma numerosa classe média. Miguel Abdelnur havia encontrado alí a sua clientela. Estabelecidos em Pelotas, Rio Grande do Sul, os negócios prosperavam, possibilitando a abertura de uma loja de tecidos e armarinhos. Já casados e com o primogênito Miguel Filho nascido, o casal Miguel e Roxana, mostrando espírito empreendedor, encontra inspiração para realizar uma nova atividade produtiva, quando, ao visitar indústrias têxteis instaladas no sul do país, idealizam o que no futuro viria a ser a Tecelagem São Carlos.
Nascia o embrião de um grande sonho.
Depois de um período de incertezas, o casal Abdelnur resolve se estabelecer definitivamente em São Carlos, dedicando-se inicialmente á agricultura e pecuária. Mas sua vocação era industrial: logo montam, junto com seu primo Nicolau Sallum, uma pequena indústria têxtil de meias, que prosperou timidamente. Posteriormente envolvidos em ramos distintos, os sócios resolvem seguir caminhos diferentes, e Miguel transfere a sua pequena fábrica para o centro de São Carlos. Após alguns anos produzindo meias e brins, Miguel, seguindo os sonhos de Dona Roxana, rersolve  abrir uma tecelagem especializada em toalhas. Os Abdelnur enfrentam o difícil período da Segunda Guerra Mundial, quando repetiu-se o que havia acontecido na Primeira Guerra Mundial e na crise de 1929, quando no Brasil começava um processo de substituição de importações. Isso significava que, mesmo sem poder comprar máquinas no exterior, estabeleciam-se as condições para que industriais audaciosos, ampliassem seu espaço no mercado interno. Ao término da Segunda Guerra mundial, uma decisão importante foi tomada: Miguel e seu antigo sócio resolvem tomar caminhos próprios, assim, a família Abdelnur passa a administrar a empresa sozinha, fundando a Miguel Abdelnur e filhos ltda., no dia 1 de maio de 1946. Nessa época, a empresa ocupava um galpão de apenas 500m2 e contava com 17 colaboradores.
Anos  50
Os filhos João e Omar são conduzidos para assumirem funções na fábrica. João se empenhava na expedição e manutenção do maquinário e Omar assumiria a área comercial, montando um escritório em São Paulo, nas imediações da Rua 25 de março, abrindo a partir daí, importantes mercados para a empresa. Em pouco tempo, mas com muita luta, os produtos da fábrica de toalhas que Dona Roxana sonhara para seus filhos, começavam a conquistar espaço nas prateleiras das lojas da Rua 25 de março, em São Paulo e na região da Saara, centro do Rio de Janeiro. No ano de 1958, em meio a esse ambiente de esperança e crescimento, a fábrica passa por um processo de modernização e a razão social passa a ser Tecelagem São Carlos Ltda.
Anos 60
Na Toalhas São Carlos, os anos sessenta trouxeram grandes mudanças. Aos poucos os irmãos foram assumindo as principais responsabilidades no gerenciamento da empresa. Em julho de 1967 a indústria adota a razão social que vigora até hoje:
Tecelagem São Carlos S/A, uma sociedade anônima de capital fechado.
Anos 70
Na década de 70 os irmãos Abdelnur entendem que uma correção de rota seria necessária.A começar pela atualização dos equipamentos da indústria.
O primeiro passo foi substituir os antigos teares Ribeiro, nacionais, pelos teares Sulzer Ruti, de última geração á época, fabricados na Suíça. Com a modernização do maquinário, a empresa passou a buscar conquistas de mercados no exterior. No final da década, os gestores decidem investir na instalação de uma fiação própria, integrada ao complexo fabril e o país inteiro toma conhecimento da qualidade das Toalhas São Carlos. Deste modo, nos duros anos setenta, enquanto o Brasil se debatia na busca de um correto destino econômico, social e político, a Tecelagem São Carlos assumia novas e grandes responsabilidades trabalhistas, verticalizava a produção e apoiava o crescimento de empresas fornecedoras e compradoras de seus produtos, transformando-se também em um importante motor para o crescimento da cidade de São Carlos.
Anos 80
Aproveitando-se das bases conquistadas com toda a dificuldade dos anos setenta; a Toalhas São Carlos consolida sua posição no mercado interno e amplia o conhecimento de seus produtos e sua marca mundo afora, passando a participar das maiores feiras setoriais, tanto  as internacionais,  como as domésticas. Através de inovação constante e sensibilidade mercadológica, a empresa se torna referência de qualidade, especializando-se mais rapidamente que a concorrência na customização dos desenhos, e tendo como vantagem competitiva, o fato de estar sediada mais próxima aos grandes centros consumidores do país.
Anos 90
Atinge-se então, na década seguinte, uma maior maturidade nas áreas de meio ambiente, automação industrial e processos criativos informatizados, que usam plataformas mais avançadas de design. A empresa se torna, com muito orgulho, a primeira fabricante de toalhas da América Latina a obter a certificação ISO 9001, evidenciando sua constante preocupação com padrões elevados de qualidade, tanto em produtos como em processos.
Também fomos pioneiros na região na implementação da Estação de Tratamento de Efluentes, objetivando desde então o correto relacionamento com as formas sustentáveis de manejo industrial. No mercado externo, nossa atuação cresce á olhos vistos, tanto pelo aumento de vendas ao Mercosul, como aos mercados da Europa e América do Norte.
Anos  2000
O novo século trouxe para a São Carlos a confirmação de trilhar o caminho certo; aliando investimentos em tecnologia fabril, tecnologia da informação, criatividade em design, atendimento personalizado e total confiabilidade nas entregas.À partir da segunda metade da década, a empresa direciona esforços na ampliação de seus setores de fabricação, notadamente: tecelagem, beneficiamento e expedição. A primeira década deste novo século, trouxe consigo o vigor necessário para a empresa encarar o futuro com as melhores perspectivas: Conquistar  novos mercados e  valorizar constantemente a sua marca, no Brasil e no mundo.

Recursos Humanos

Os Recursos Humanos são para nós, muito mais do que simplesmente funcionários trabalhando em nossa estrutura produtiva. Enxergamos nossos  colaboradores como seres humanos em sua plenitude. São pessoas que devem ser atentamente ouvidas e constantemente motivadas à participação, com  energia e idéias que podem e devem ser empenhadas em benefício da empresa, de forma efetivamente democrática.Trabalhando sob essa filosofia, procuramos dar suporte ao crescimento profissional e ao enriquecimento cultural do nosso colaborador. Em alguns casos específicos; fornecemos cursos de aprimoramento e financiamos custos de educação continuada.
Temos ainda: o monitoramento de uma educadora física, para prevenção de lesões por  esforço repetitivo, um refeitório moderno com nutricionista e cardápio balanceado, além de uma vasta biblioteca, com títulos para serem apreciados por leitores ávidos por informação, cultura e entretenimento.
Oferecemos vagas para estagiários, e abrimos as portas da empresa para universitários e aprendizes de institutos de ensino técnico, que buscam trabalhar em uma empresa realmente dinâmica e bastante atrativa em termos de futuro profissional.Também abrimos as portas de nossa fábrica para visitação, atingindo um maior número de cidadãos interessados em nos conhecer melhor, estreitando laços com a comunidade local e fortalecendo nossa relação com a sociedade, de uma forma geral.
Através desses pequenos detalhes; construímos grandes atitudes, como se fossem pequenos tijolos que, agrupados, constróem uma grande ponte.
É dessa maneira que demonstramos carinho e gratidão à todo nosso corpo de colaboradores: nos mínimos detalhes.


Meio Ambiente

No estágio atual da sociedade moderna, consciência ecológica e sustentabilidade, configuram duas das maiores preocupações da comunidade global.
Atualmente, toda empresa deve ter a responsabilidade social e ambiental; totalmente integradas  como  prioridades,  no segmento em que atua.
Na Tecelagem São Carlos, nos orgulhamos em manter práticas ambientais de gestão em pleno funcionamento e temos a consciência tranqüila, por que estamos atendendo aos requisitos ambientais normativos há muito tempo, em conformidade com os mais rígidos  controles ambientais da legislação vigente.
Nosso compromisso com o meio ambiente e com os recursos naturais renováveis, inclui não só a captação de recursos como a água para o processo produtivo, como outros insumos necessários ao funcionamento da empresa.
No caso da água; após seu uso, ela recebe por meio do efluente gerado, tratamento adequado na E.T.E. existente dentro de nossas instalações.
Esta água é devolvida à rede municipal de esgoto dentro dos parâmetros estaduais exigidos por lei ambiental.
Recentemente, obtivemos resultados satisfatórios na troca do óleo combustível das caldeiras, para produção de vapor, utilizado em processos de engomagem, beneficiamento de fios e beneficiamentos de tecidos, por gás natural do gasoduto Brasil-Bolívia; que possui estação vizinha à nossa cidade, obtendo um importante ganho ambiental.
Possuímos em nosso sistema de práticas ambientais, um programa de reflorestamento, com área de 60 alqueires, demonstrando nossa contribuição nas questões de preservação do meio ambiente,  além de um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos e coleta seletiva, que envia os resíduos para a destinação adequada, de acordo com a legislação vigente.
Nossas práticas de gestão ambiental constituem um dos mais altos valores pactuados entre os membros de nosso corpo diretivo, alinhando-nos ao que há de mais ético e moderno na área de ecologia e sustentabilidade.

Metas e Objetivos Macros da Toalhas São Carlos
  • Conduzir os nossos negócios de forma a proteger o público, a Saúde Ocupacional, o Meio Ambiente e a Segurança de nossos colaboradores;
  • Manter uma filosofia de “incidentes zero” em SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE para as nossas atividades;
  • Considerar SSMA como prioridade na manufatura dos produtos existentes, instalações e processos;
  • Cumprir com todas as leis e regulamentos de SSMA ou excedendo onde aplicável para proteger nossos empregados e público externo;
  • Reduzir emissões e resíduos de forma a prevenir a poluição e protegendo o Meio Ambiente;
  • Integrar SSMA em todos os aspectos de nosso negócio, assegurando que todos os colaboradores entendam e executem suas responsabilidades em SSMA;
  • Trabalhar com todos os nossos fornecedores, clientes, contratados e parceiros de forma a promover o gerenciamento responsável de produtos e processos em relação à SSMA;
  • Encorajar a comunicação construtiva com nossos fornecedores, clientes, vizinhos e acionistas no gerenciamento das questões de SSMA.

Qualidade

Somos uma empresa verdadeiramente comprometida com a qualidade de nossos produtos e de nosso processo de fabricação.
Operamos dois sistemas distintos de gerenciamento de qualidade na empresa; um que cuida da qualidade dos processos e outro que prima pelo controle da qualidade dos produtos.
Nosso sistema de gestão da qualidade em processos é baseado na  norma ISO 9001:2008, mundialmente reconhecido e padrão internacional de análise qualitativa de processos fabris.
Nossa metodologia de avaliação de qualidade de produtos  engloba vários setores, indo desde a análise da matéria-prima, com a seleção dos melhores fornecedores e laboratório de análises de fibras de algodão, até os processos de inspeção do produto final acabado.
Nosso processo de beneficiamento de tecido segue os padrões exigidos pelo instituto suíço OKO TEX Standard 100; que visam garantir que produtos têxteis provenham segurança ao consumidor em termos de dermo-compatibilidade, uso racional de corantes e construção do tecido.
Conheça nossa política da qualidade
Sobre o ISO 9001:2008
Sobre o OKO TEX Standard 100
Política de Qualidade

Estrutura Fabril

Nosso parque fabril engloba cinco setores principais pelos quais todo o processo de produção das nossas toalhas percorre: fiação, preparação, tecelagem, beneficiamento e acabamento, sendo nossa produção integralmente verticalizada.


Na fiação, o algodão chega em fardos, e é submetido á análises criteriosas de suas fibras. A matéria prima in natura começa a ser aberta e escovada nas cardas, para obter o estado utilizável, dando início ao processo de transformação da fibra natural em fios.




No setor de preparação os fios são separados, conferidos, e realocados em rolos maiores que são encaminhados para a tecelagem.
Na tecelagem; pode-se dizer que se encontra o coração da indústria. Teares ultra-modernos perfazem os tecidos com batidas coordenadas que são submetidas a observação contínua, afim de proporcionar a melhor relação entre a altura das felpas e a trama do tecido, obtendo um produto de qualidade, com durabilidade,toque macio e alta absorção.



Depois de tecida, a toalha passa pelo processo de beneficiamento que inclui tingimento e lavagem, durante o qual só utilizamos produtos químicos que estão alinhados com os protocolos internacionais de proteção ao consumidor (oko-tex) e á exigentes controles de resíduos, respeitando assim tanto ás pessoas, quanto ao meio ambiente.



Já tingida, a toalha é enviada para o setor de acabamento quando são feitas as colocações de etiquetas, barras e conferidos os atributos gerais do produto como tamanho e gramatura.



Em todos os processos industriais acima descritos, nos orgulhamos em possuir a mais alta tecnologia mundial,  sendo submetidos aos mais rigorosos padrões de qualidade, como atestam os selos e as classificações (ratings) conseguidos pela empresa ao longo de sua história.

Visitem o site!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Voltar ao Topo da Página